Principais Atividades: Inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa e determinar fatores de riscos de acidentes. Inspecionar os postos de combate a incêndios, examinando as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de proteção contra incêndios. Comunicar os resultados de inspeções e elaborar relatórios estatísticos e de melhorias. Identificar condições inseguras, tomando medidas para minimizá-las e/ou neutralizá-las, bem como eliminando atos inseguros. Realizar inspeções de rotina e/ou específicas, de segurança do trabalho, no tocante à execução de trabalhos e ao uso de equipamentos de segurança. Participar de reuniões sobre segurança no trabalho, fornecendo dados relativos ao assunto, apresentando sugestões e analisando a viabilidade de medidas de segurança propostas, para aperfeiçoar o sistema existente. Acompanhar serviços de manutenção e paradas. Solicitar manutenção de equipamentos relacionados à SSMA, bem como, aquisições, quando necessário. Assessorar a área jurídica nos casos de litígios trabalhistas, no âmbito de riscos ambientais. Investigar acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor as providências cabíveis. Registrar irregularidades e elaborar estatísticas de acidentes. Garantir o cumprimento das normas legais e normas internas da empresa relacionadas à SSMA. Propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes. Atentar para a legislação trabalhista no tangente a segurança do trabalho e patrimonial para o cumprimento das normas de segurança. Controlar o vencimento dos exames ocupacionais garantindo o atendimento de todas as normas inerentes à Saúde Ocupacional. Identificar situações que possam causar doenças ocupacionais, bem como apoiar a redefinição da forma de trabalho ou critérios de operação de equipamentos, junto às áreas envolvidas. Garantir o cumprimento dos Programas de Segurança a exemplo do Diálogo Diário de Segurança (DDS), entre outros. Acompanhar e executar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) na empresa, bem como outros programas de natureza similar. Alimentar e gerenciar informações no sistema SOC. Treinar os funcionários sobre normas de segurança, combate à incêndios e demais medidas de prevenção de acidentes. Planejar programas de treinamento específicos, no tocante à segurança. Programar treinamentos para Brigadistas, membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e outros colaboradores, nas atividades relacionadas à segurança no trabalho. Treinar e participar da brigada de incêndio, testando equipamentos e verificando as obrigações legais da empresa. Requisitos: Disponibilidade para atuar na região de Ilha Solteira. Graduação ou Tecnólogo completo em Engenharia. CNH. Disponibilidade de atuar 100% presencial.