Participar do planejamento e da definição dos planos estratégicos, políticas e programas inerentes à sua área de atuação. Estabelecer os planos de ações para o atingimento das metas e dos objetivos traçados. Responder pela gestão dos negócios e pelo cumprimento das atividades inerentes aos processos sob sua responsabilidade, em toda a região geográfica sob sua responsabilidade. Atuar no desenvolvimento, planejamento e gestão dos projetos atuais e/ou novos projetos de componentes, dispositivos, ferramentas, máquinas e equipamentos. Garantir a realização de estudos e pesquisas relacionadas a fontes de conhecimento para novos materiais, produtos e componentes a partir das especificações técnicas e recursos disponíveis. Estabelecer os processos e os procedimentos necessários para execução e cumprimento dos planos de ações definidos pelo nível estratégico. Gerenciar projetos de alta e média complexidade, atividades e equipes e é responsável pelos resultados obtidos em sua área de atuação. Atuar na gestão, planejamento, controle dos projetos de engenharia (automação, aplicação, projetos, processos, instalações, elétrica, mecânica, eletrônica, pesquisa e desenvolvimento). Garantir o desenvolvimento de planos de planejamento para controle e execução de projetos, documentos, arquivos e registros de produtos, processos, patentes e regulamentações. Implantar as diretrizes estratégicas definidas para a área, bem como gerenciar os recursos e buscar os melhores resultados operacionais. Estabelecer controle adequado das atividades da área. Gerenciar o orçamento da área, bem como analisar, sob aspecto financeiro, cada projeto desenvolvido. Gerenciar o desenvolvimento de projetos de novos equipamentos, bem como de atualizações e alterações de processos. Atuar como responsável ativo na transferência de tecnologia, tanto em projetos de equipamentos, quanto em processos. Realizar o estudo preliminar de previsões relativas ao desenvolvimento e fabricação de novos produtos, de aplicação de melhorias em produtos ou processos existentes e demais itens pertinentes. Apresentar relatórios referentes à posição dos projetos controlados por si e/ou a soluções para problemas de natureza variada. Convocar e gerenciar reuniões com colaboradores entre equipes e/ou áreas. Promover o uso de Boas Práticas de Projeto e Desenvolvimento de Projetos, bem como a adequação ao processo de desenvolvimento de projetos definidos pela empresa. Elaborar e aprovar normas técnicas e literatura técnico-comercial. Realizar e manter contatos com outras áreas da empresa. Promover a aderência da área às práticas associadas ao Controle de Qualidade.