I Descrição Sumária Realizar a elaboração de projetos técnicos, além de realizar assistência técnica de equipamentos eletrônicos. Elaborar e colocar em pratica os estudos, projetos e desenvolvimento de processos. Operar sistemas eletricos e executar sua manutenção. II Atividades Primárias · Elaborar o programa de manobra dos sistemas. · Coordenar o restabelecimento dos sistemas, em função das ocorrências. · Realizar manutenção preventiva e corretiva. · Revisar o planejamento. · Fornecer informações para a manutenção. · Dimensionar componentes do projeto. · Manobrar equipamentos do sistema. · Avaliar índices de qualidade. · Detalhar tarefas do planejamento. · Coletar dados para elaboração de relatórios. · Aplicar normas técnicas. · Orientar quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo. · Determinar os meios (máquinas e equipamentos). · Identificar necessidades de manutenção. · Analisar o desempenho de sistemas elétricos. · Aplicar normas de segurança gerais e específicas da empresa. · Aplicar tecnologias adequadas no processo. · Supervisionar o funcionamento dos equipamentos. · Avaliar a capacidade do processo. · Realizar testes conforme procedimentos e normas. · Analisar dificuldades para a execução do projeto. · Supervisionar sistemas de geração, transmissão e distribuição. · Realizar manutenção preditiva. · Diagnosticar o desempenho dos equipamentos. · Definir software apropriado às atividades. · Implementar melhorias no processo. · Identificar riscos de acidentes. · Coletar dados para o projeto. · Solucionar problemas. · Analisar resultados de ensaios. · Utilizar técnicas estatísticas na previsão de falhas. · Fixar parâmetros do processo. · Atender requisitos de proteção ambiental. · Dimensionar circuitos eletroeletrônicos. · Executar montagem do projeto. · Realizar suporte técnico. · Realizar melhorias. III Atividades Secundárias · Carregamento de equipamentos · Trabalhar com segurança; · Realizar ações de qualidade e de preservação ambiental; · Priorizar a utilização de produtos químicos não-poluentes; · Identificar áreas de risco no local de trabalho; · Eliminar resíduos de peças e máquinas; · Manter ferramentas em condições de uso; · Requisitar materiais e componentes; · Verificar disponibilidade de material e ferramental; · Selecionar peças e materiais para descarte; · Atualizar-se tecnicamente; · Utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva; · Destinar materiais e resíduos para reciclagem; · Manter o local de trabalho limpo e organizado; · Limpar máquinas e ferramentas, após a manutenção.